quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Pães

A origem do pão por mais que se pesquise, permanece controvertida. Há quem diga que os chineses foram os primeiros a fabricá-lo, isso  desde oito mil anos A.C.; seguindo-se os egípcios. Sabe-se que o cozimento da massa era através de pedras aquecidas pelo sol.
A industrialização do pão se deveu  ao desenvolvimento simultâneo da técnica da moagem do grão do trigo com a criação dos fornos.
O  pão foi o primeiro alimento que o homem elaborou. A alimentação dos primórdios do mundo se fazia através da caça e da pesca, dos frutos e dos brotos das árvores. Somente com cristo é que o pão tornou-se símbolo sagrado. Na Ceia, ao dividir o alimento com os apóstolos, Jesus afirmou que cada pedaço daquele pão era o seu próprio corpo. E é comum ver-se beijar o miolo ou o pão adormecido, quando se atira-o fora.


Receita pão de água e sal francês
Rendimento: 180 mini pãezinhos Tempo de forno: 20 minutos


  • 2 kg de farinha 
  • 2 colheres de chá de sal 
  • 1 colher  de sopa de açúcar 
  • 2 colheres de sopa de margarina vegetal
  • 30 g de fermento biológico em barras
  • 1 litro e meio de água 

Modo de preparo :

Numa bacia, coloque primeiro o fermento desmanchando num pouco  de água morna; adicione todos ingredientes. Bater a massa até ficar bem macia, deixando descansar 40 minutos, aproximadamente. Fazer os modelos. Colocá-los em assadeira, deixar crescer e, quando estiver no ponto, levar ao forno.
Obs.: Para sair um pão igual ao das padarias, colocar uma lata de água no forno, na hora de ligá-lo. 

Um comentário:

Ricardo Balbin da Rocha disse...

Tá faltando um pão de cevada no Natural Gourmet ein....quem sabe em breve!!!